Bunker do Dio

Bunker do Dio

Share this post

Bunker do Dio
Bunker do Dio
Música para as massas, IX - O Fim do Black Sabbath

Música para as massas, IX - O Fim do Black Sabbath

Black Sabbath faz sua despedida final e deixa um legado de peso!

Avatar de Dionisius Amendola
Dionisius Amendola
jul 03, 2025
∙ Pago
9

Share this post

Bunker do Dio
Bunker do Dio
Música para as massas, IX - O Fim do Black Sabbath
2
Compartilhar

Não é exagero dizer que de todas as bandas surgidas na velha Inglaterra, o Black Sabbath seja aquela que - ao lado dos The Beatles e dos Rolling Stones - seja a que teve maior impacto no mundo do rocknroll, inaugurando um dos gêneros mais populares do universo musical, o Heavy Metal, com todas as suas variantes: do heavy metal clássico ao thrash metal, do elaborado progressivo ao grunge mais sujo, da agressiva sonoridade nórdica aos passivos e lentos riffs do destino. Sem a influência de Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward, bandas como Metallica, Megadeth, Slayer, Iron Maiden, Judas Priest, Motorhead, Death, Cannibal Corpse, Cathedral, Savatage, Dream Theater, Sepultura, Type O Negative, e muitas, muitas outras, provavelmente soariam de modo muito diverso, talvez algumas nem existissem.

Surgida na cidade industrial de Birmingham, a segunda maior cidade da Inglaterra, a região era das mais prósperas do país nos anos embrionários da banda. O padrão de vida era alto, as fábricas eram o coração que bombeava prosperidade, novos prédios alcançavam os céus. Mas entre 1971 e 1981, Birmingham perdeu 200.000 empregos, com o declínio do setor manufatureiro. A recessão que começou em 1979 causou o colapso da economia e, em 1982, a taxa de desemprego havia subido para 20%; permanecendo elevada por anos.

Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias

Assine Bunker do Dio para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Dionisius Amendola
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar