Dekalog - filme(s) da vida!
Kieślowski também está a falar de algo maior, ele nos fala do imenso Amor de Deus por suas crianças.
“…eu faço filmes para pessoas como eu, pessoas que estão propensas a sentar e conversar, refletindo juntas, compartilhando.”
Krzysztof Kieślowski
Uma boa vida, eis o anseio da maioria das pessoas, mas em um mundo cada vez mais desconexo, volátil, aparentemente amoral, onde encontrar as bases para esta “boa vida”? Por incrível que possa parecer, a resposta está ao nosso alcance, de forma simples, transparente, clara. Falo aqui das “dez palavras” que Jeová disse a Moisés.Mesmo para aqueles que não acreditam em Deus ou outras crenças, vale meditar sobre estes dez mandamentos, especialmente através da obra de um dos maiores cineastas do século XX, o polonês Krzysztof Kieślowski.
Lembremos das palavras do próprio diretor ao refletir sobre o decálogo divino:
“Durante 6 mil anos, essas regras foram incontestavelmente corretas, e, no entanto, nós as quebramos todos os dias. As pessoas sentem que algo está errado na vida. Há algum tipo de atmosfera que faz com que as pessoas agora se voltem para outros valores. Eles querem contemplar as questões básicas da vida, e essa é provavelmente a verdadeira razão para querer contar essas histórias ".
Estes mandamentos constituem um conjunto orgânico e indissociável, cada um remete aos outros e a todo decálogo - assim como a obra de Kieslowski. Feita para a televisão polonesa a produção tem aproximadamente 10 horas e irá nos revelar a atualidade atemporal destes mandamentos. Como dito acima, assim como os mandamentos divinos funcionam de modo orgânico, também a obra de Kieslowski será mais bem compreendida em seu conjunto.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Bunker do Dio para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.